Railay Beach: O Guia Definitivo

Sawadee kha! :)

Hoje o post será sobre Railay Beach, uma península rodeada por mar e montanhas. É uma das praias mais bonitas da Tailândia. E o melhor: é um paraíso que não é lotado, mesmo no verão, como Ko Phi Phi e outros destinos mais conhecidos do país.
Fica no mar de andaman, na província de Krabi. E vale muito mais a pena ficar hospedado nessa praia ao invés de krabi town ou Ao Nang.
O paraíso de Railay Beach, Rai Leh em tailandês, por muitos anos só era explorada pelo aficionados por escaladas.

Quando ir para Railay Beach

Abril até Outubro é a época molhada, onde ocorre as mansões em Railay Beach, tente evitar. Os meses que mais chovem são agosto, setembro e outubro.

Novembro até Março é a época seca, a melhor época para conhecer essa praia e as regiões por perto como Ko Phi Phi. Porém em Novembro e Dezembro é normal ter uma fina chuva fim de tarde.

A região sul da Tailândia tem apenas duas estações: a molhada e a seca.
Estas estações não acontece nas mesmas datas no lado leste e oeste da península.
Por isso uma época boa em Ko Phi Phi e Railay Beach pode não ser uma época boa em Ko Samui, Ko Phangan e Ko Tao.

Pranang Beach em Railay Beach - Uma das praias mais belas do mundo
Pranang Beach em Railay Beach – Uma das praias mais belas do mundo

Como chegar em Railay Beach

A única forma de chegar nesse lugar incrível é por via marítima.

Já que ela é uma península totalmente rodeada por montanhas com o continente.
Ou você vai de Ao Nang, que chega no lado oeste da praia ou você pode ir de Ao Namau e chega no lado leste da praia, eu usei esse último porque de Railay beach fui para Ko Tao.

Os turistas com a mala na cabeça para subir no Long Tail Boat em Krabi para Railay beach
Os turistas com a mala na cabeça para subir no Long Tail Boat em Krabi para Railay beach

Atenção: maioria dos barcos que fazem essa travessia são os Long Tail Boat, aqueles bem charmosos de madeira, como eles são pequenos e não utilizam píer, você precisará entrar até uma certa altura no mar, com sua mala e todos os seus pertences até subir no barco, por isso vá com biquíni e short de banho e algum calçado para essa “aventura” ☺ eu usei crocs.

Eu fui de Ko Phi Phi para Railay Beach. Quando comprei minha passagem de barco de volta, lá em Phi Phi, já avisei que iria para Railay Beach, então já estava incluso no preço da minha volta (barco de saída de Phi Phi + Van até o lugar onde pegava o Long Tail boat + o Long Tail Boat). Essa é a melhor forma de viajar de ilha em ilha ou praia em praia. Porque chegar no píer ainda ter que procurar por uma van, pra saber como vai até o outro lugar onde pega o próximo barco, é um saco, poupe seu tempo e seu stress e muitas vezes você gastará o mesmo valor ou menos, já que pacote muitas vezes saí mais barato.

Estadia em Railay Beach

Vista da varanda do meu bangalô. Incrível! Só na Tailândia pra poder pagar por esse pequeno paraíso. :)
Vista da varanda do meu bangalô. Incrível! Só na Tailândia pra poder pagar por esse pequeno paraíso. :)

Você terá que escolher apenas entre duas opções

Railay West

É o lugar onde a maioria dos barcos chegam. Tem um clima mais família. Os hotéis são ótimos. E também é onde o sol de põe. Que é incrível! Vale muito a pena apreciá-lo todos os dias que você estiver por lá.

Do lado Oeste da praia para o lado Leste você faz andando por meio de uma trilha, leva no máximo 10 minutos de caminhada. O caminho é todo com muitas árvores e as vezes macacos ao redor. Dá pra tirar várias fotos.

Railay East

Tem acomodações mais em conta e é onde a maioria dos jovens estão hospedados, mas também tem alguns resorts incríveis. O dois lados são bastante tranquilos.

Railay é uma praia com o clima bem praia e natureza. Um dos melhores lugares para ficar em contato com a natureza com ótima infraestrutura.

To Sai

A maioria que se hospedam em To Sai, são mochileiros que buscam acomodação bem barata e um bom lugar para as escaladas. Eu não acho To Sai uma opção legal. Fica muito remoto.

Eu fiquei no hotel Railay Great View Resort. Do lado leste. Adorei! Super tranquilo. Ele fica a 15 minutos de caminhada do centro principal na Railay East. Cada quarto é um bangalô com vista para o mar!

Procurar Hotéis pelo Agoda (em inglês) clique aqui
Procurar Hotéis pelo Booking (em português) clique aqui

Como se locomover em Railay Beach

Expresso canelinha = a pé

A praia é bem pequena e não tem moto e nem carro.

Dá para você faze-la toda andando, é super aconchegante. Eu adoro. Quando andamos nós realmente sentimos o lugar e a troca com a natureza e com o povo é muito maior. :)

O que fazer em Railay Beach

Railay é bem pequena, então se você ficar só dois dias dá para fazer tudo. Tirando os Tours que eu explico mais abaixo. Aconselho passar mais de um dia. É um paraíso, é um daqueles destinos que você está procurando quando decidi ir para a Tailândia:

    • Praias com águas bem verdinha;
    • Rodeada de montanhas;
    • Um bom banho de mar e de sol;
    • Esportes na natureza;
    • Contato com a natureza e
    • Um lugar lindo e calmo para descansar e contemplar

Railay West Beach

O melhor que essa praia tem, é um por do sol incrível na beira do mar. O sol vai recortando as rochas de uma forma singular e tão especial. E enquanto isso você também observa os aventureiros escalando as rochas. Uma ótima praia de areia branca e águas rasas, onde todos os Long Tail Boat chegam de Ao Nang. A melhor parte para tomar um banho de mar é na parte norte da praia. Já que a sul tem muitas pedras na água. Tem vários restaurante na Walking Street.

Railay East Beach

O lado do mangue da península, usado para ancorar os Long Tail Boat. Não é bom para a tomar banho de mar ou banho de sol. Tem muitos restaurantes ao longo da orla. O bom é o barzinho Last Bar. O único que fica aberto até tarde. E algumas vezes tem até show pirotécnico.

Vista da Railay East
Vista da Railay East

Pranang Beach

Muitos consideram essa a melhor praia da Tailândia.

Com uma grande faixa de areia fina e branca na ponta da península, e altos penhasco nas duas pontas da praia. Consegue imaginar? Paisagem espetacular!

Pragnan Beach e sua éxotica barraca de comida
Pragnan Beach e sua éxotica barraca de comida
Pranang Beach em Railay Beach  -  Uma das praias mais belas do mundo
Pranang Beach em Railay Beach – Uma das praias mais belas do mundo

Essa praia pode ser acessada de duas formas:

      1. Caminhando por Railay East. É lindo! Leva de 5 a 10 minutos passando ao lado de várias cavernas.
      2. Caiaque: Aluga o caiaque em Railay West por 2 horas. Em 25 minutos você chega. É a praia que tem mais gente, mas não é lotada. E o melhor, tem muitas atividades para fazer:
Caminho de Railay East até Pranang Beach
Caminho de Railay East até Pranang Beach

Banho de mar

O melhor lugar é no norte, perto da Pranang Shrine, onde o mar é mais fundo e geladinho.

O Melhor banho de mar em Pranang Beach
O Melhor banho de mar em Pranang Beach

Banho de Sol

Ao longo da praia é só abrir a canga e aproveitar, não esquece do protetor solar, na Tailândia eles não tem o costume de alugar guarda-sol e cadeiras de praia, então você pode ficar um pouco no sol e depois puxar sua toalha para a sombra de alguma árvore ou rocha.

Pranang Cave ou Diamond cave

Uma caverna uma curta caminhada ao longo do calçadão iluminado através de formações que brilham como se estivessem cheios de diamantes. Apesar de não ser grande é muito bonito.

Pranang Shire

É um santuário dedicado ao espírito da Princesa Phra Nang, que deu origem ao nome da praia. Para essa trazer fertilidade para as famílias e como oferenda os pescadores e moradores locais colocam esculturas fálicas. De todos os tamanhos e cores. Se está nos seus planos ter filho depois da sua viagem a Tailândia. Vale a pena ir lá. Vai que, né? E também aos curiosos, eu indico. O diferente é sempre interessante. =)

Oferenda dos pescadores a Princesa Pha Nang, Deusa da Fertilidade.
Oferenda dos pescadores a Princesa Pha Nang, Deusa da Fertilidade.

Mergulhar com snorkel

Você pode mergulhar, mas aqui não é o lugar ideal para isso, em Ko Lanta ou Ko Phi Phi os corais são muito melhores.

Alugar caiaque

Tem várias lagoas entre as cavernas. Vale muito a pena fazer com guia para descobrir as melhores.

Escalar os paredões de rocha

Dizem que é um dos melhores lugares do mundo para essa prática. Se você nunca escalou, aqui é o lugar para fazer sua primeira escalada. Você pode contratar um guia e todo o equipamento. Tem várias lojas que vendem.

Saltar de um penhasco no mar

Escalar a montanha até o topo já é uma aventura e tanto. Imagina salta la do topo no mar! Imaginou? Tem vários grupos e você pode fazer também. :)

Trilha com lagoa e o Viewpoint

No caminho entre a East Railay e a Pranang Beach tem uma placa que indica a trilha. É uma escalada. A subida até o topo leva cerca de 20-25 minutos e para viewpoint mais 10 minutos. Do viewpoint há um outro caminho, por dentro da mata, que leva em direção a lagoa. Cerca de 20-25 minutos. O caminho para a lagoa é íngreme, rochoso e perigoso. É bom ter o equipamento de escalada para chegar à lagoa. Há cordas presas as árvores ao longo da trilha nas partes mais íngremes. Tem que ir de tênis, é mais seguro. Não vá carregando uma grande bolsa ou sandália. Apenas uma bolsa pequena para a água. Os macacos podem ser encontrados ao longo da floresta, por isso não aconselho levar comida. E cuidado! Eles podem arrebatar rapidamente óculos, carteiras, ou alimentos de você.

Massagem tailandesa

É boa de qualquer jeito, mas de frente para o mar, com aquela brisa, e o barulho da praia. É ainda ainda!

Ton Sai

É uma praia mais isolada ao lado de Railay West. O acesso é caminhando pelas pedras do mar, quando a maré estiver baixa. Tem uma boa faixa de areia e  praia é bem tranquila. Com alguns bares e restaurantes na praia. Mas não é uma praia tão bonita como Pranang.

Tour para Hong Island

É imperdível. Vale muito a pena. Você pode fazer se estiver hospedado em Krabi town, Ao Nang ou Railay Beach. Você pode fazer de speedboat ou Long Tail Boat, se você estiver com mais alguem vale mais apena a segunda opção. Porque você que decide quanto tempo irá ficar em cada parada, sem contar que é incrível a experiência nesse barco.

São 3 paradas:

      • Lagoa Hong: A primeira parada é na lagoa Hong, porque quando a maré baixa, a tarde, o Long Tail Boat, pode prender o motor, é bom para mergulhar. E é linda. As fotos ficam incríveis.
      • Paradise Island: tem uma pequena faixa de areia com água dos dois lados. Ótimo para mergulhar.
      • Praia de Hong Island: é o melhor do tour. Então guarde um tempo legal, não só para tirar umas fotos e tomar um banho de mar, mas também para relaxar e ficar admirando esse pedacinho do mundo. É uma unidade de preservação e não tem moradores, assim como Maya Bay em Ko Phi Phi. É bem maior que Maya Bay, por isso tem uma boa estrutura com banheiro e uma barraquinha.

Tour das 4 Ilhas

É outro tour que você pode fazer se estiver hospedado em Krabi town, Ao Nang ou Railay Beach. Pode ser feito de speedboat ou Long Tail Boat, como vocês sabem minha preferência é pelo Long Tail Boat. Se estiver em 3 pessoas sai mais barato do que no speedboat que vai com 25 pessoas.

São 4 lugares:

      • Poda Island: É uma ilha bem pequena e com água cristalina, muito lindo. paga-se uma taxa para desembarcar, mas é irrisório o preço.
      • Chicken Island: nessa ilha é feita duas paradas. A primeira para fazer snorkel e tirar fotos das pedras que deram origem ao nome da ilha. Os formatos das rochas lembram a figura de uma galinha. E a segunda parada na faixa de areia da ilha para almoçamos. Dica: Se você for de Long Tail Boat, quem faz seu horário é você. Ao invés de sair as 9hs, como todos saem, saia as 8hs para chegar nessa ilha por volta nas 11hs e não ao meio dia. Você irá evitar dois problemas: primeiro: a falta de lugar para estacionar o barco, já que todos chegam ao meio dia e segundo: curtir mais praia já que  tem menos turistas e a maré ainda não está muito alta.
      • Tup Island e Sii Island: São duas ilhas bem pequenas e a parada é para fazer Snorkel. Eu adoro! Se você está cansado, porque já fez muito snorkel, pega o colete salva vidas e usa, te garanto que mal cansa e você não deixa de aproveitar.
      • Pranang Beach: Como eu espero que você se hospede em Railay Beach, você pode aproveitar mais as ilhas desse tour e pedir que ele te deixe em Pranang beach só quando seu horário acabar. Já que esse será seu destino final e você pode voltar andando para o hotel já que não irá precisar retornar a Ao Nang ou Krabi.

Dica: Se você só poder fazer 1 dos 2 tours oferecidos faça o do Hong Island. É lindo demais. Imperdível! Outra dica: não faça o tour para Ko Phi Phi. É uma ilha incrível e merece que você passe uns 2 ou 3 dias por lá. Eu passei uma semana na primeira vez que fui e voltei novamente. =) Eu explico tudo sobre Ko Phi Phi nesse artigo, vale a pena ler.

Onde Comer em Railay Beach

Como a península é bem pequena não tem barraquinha de rua. Os bares e restaurantes que eu fiz refeições não teve nenhum realmente inesquecível. o que indico é você caminhas pela orla leste que tem vários bares e restaurante um ao lado do outro com o cardápio na frente do restaurante. Veja o que mais agradar seu paladar e bolso. =)

Onde Comprar em Railay Beach

Tem várias lojinhas de conveniência geral, que dá para comprar lanches, água, protetor solar. Com vários itens essenciais a preços razoáveis.  Tem também lojas que vendem: roupas, lembrancinhas, biquíni e shorts porém é mais para uma emergência. Não tem muitas lojas de artesanato local.

Existem vários caixas eletrônicos localizados nas principais áreas do resort. (ATM)

Quanto tempo ficar em Railay Beach

Eu indico que você fique 3 ou 4 dias.

Pra você usar como ponto de apoio para fazer os tours e ainda aproveitar a praia.

Valeu a pena ir para Railay Beach?

Demais!

É uma praia linda e super tranquila, bem diferente de algumas ilhas e praias ao seu redor!

Eu amo locais pequenos que dá para fazer tudo a pé. Com boa infraestrutura para os turistas, lindas praias e muitas atrações para quem curte a natureza.

E você, está pensando em ir para Railay Beach? Ficou alguma dúvida? Se você já foi, tem mais alguma informação que você adicionaria a este guia?

Deixe um comentário que farei questão de responder a todos!

Até a próxima viagem!

Imagens: Arquivo pessoal 😉

10 Comentários

  1. Ana

    Olá Raquel,
    Parabéns pelos seus posts incriveis da Tailândia!
    Estou planejando ir à Tailândia em 2016, e comecei vendo já alguns roteiros, daí ter achado o seu blog! Estou pensando ficar alguns dias em Bankok, Chiang Mai, e depois nas ilhas das praias. A primeira seria em Koh Tao e depois Koh Phi Phi. Agora achei este post de Railay beach e queria saber sua opinião se vale a pena um passeio bate e volta de Koh Phi Phi para Railay. O tempo vai ser curto então não sei se vai dar para ficar hospedada mesmo em Railay Beach, será melhor deixar de fora? O que vc acha?
    Obrigada!

    Responder
  2. Anderson Lima

    Olá Raquel,
    Adorei seu blog, tem me ajudado muito no planejamento da minha viajem. Sou mochileiro de longa data, já rodei um pouco por ai. To alucinado com essa trip pra Thay, mas ao mesmo tempo um pouco apreensivo já que vou levar meu filho de 11 meses. O planejamento é bem mais complexo, acredite. Gostaria que você me desse uma ajudinha. Vou explicar a situação. Chego em BKK dia 20, passo a noite e no dia seguinte parto pra KBV para ficar hospedado em Railay. Estou com problemas com relação ao excesso de bagagem no voo BKK-KBV (AirAsia) por isso não posso levar um estoque de papinhas de bebê (por essa você não esperava rsrs). Tenho que comprar as papinhas antes de pegar o long tail para Railay. Você acha que consigo comprá-las nas proximidades do Ao Nang Pier? Seria melhor ir por Ao Namau? Ou o mais garantido é parar em um 7eleven (já me informei que nessa rede costuma ter papinhas) em Krab Town antes de partir? Desde já muito obrigado! O blog tá show menina!!!!!

    Responder
  3. Francciele Gomes

    Oi Raquel! Li todos os seus guias definitivos e ADOREI! Estou indo em fevereiro para Tailandia, mas infelizmente nao terei todo o tempo que ghostaria para aproveitar todos os lugares… Fiz esse roteiro com todos os lugares que queremos ir, ams estou com medo de ter ficado muita coisa e termos que ficar correndo de um destino pro our]tro sem aproveitar tanto cada um deles… Vou tentar fazer os trechos Bangkok > Krabi e Samui > Bangkok de aviao para economizar tempo. Voce se importa de dar uma olhada e ver se esta bom ou se voce me sugere alguma mudanca?
    23/fev Bangkok (chegada as 14h20)
    24/fev Bangkok
    25/fev Bangkok
    26/fev Bangkok > Krabi/Phi Phi (de aviao, saida de manha)
    27/fev Phi Phi
    28/fev Phi Phi
    29/fev Phi Phi > Railay Beach (ida a tarde)
    01/mar Railay Beach
    02/mar Railay Beach
    03/mar Railay Beach > Koh Tao (ida de manha)
    04/mar Koh Tao
    05/mar Koh Tao
    06/mar Koh Tao > Koh Samui (ida de manha)
    07/mar Koh Samui
    08/mar Koh Samui
    09/mar Koh Samui > Bangkok (aviao, ida a noite)
    Desde ja muuuuuito obrigada!

    Responder
  4. Rodrigo

    Oi Raquel, estou indo com um grupo de amigos para Tailândia no mês de dezembro. Gostei das suas dicas e gostaria de sua opinião sobre meu roteiro. Penso em dormir duas noites em Ko pee pee. No terceiro dia, sair de manhã para visitar Maya Bay e depois rumar para Railay Beach. (incluir uma terceira noite em ko pee pee????) Aí surgiu a dúvida: quanto tempo ficar em Railay? considerando que queremos conhecer outros lugares em volta, você acha que três noites são suficientes? Tem lugares para curtir a noite?
    Abraço, Rodrigo.

    Responder
  5. Daniela

    Olá, Raquel

    Gostaria de saber como faço para ir de Railay Beach para Maya Bay. Obrigada!

    Responder
  6. Gulherme Finelli

    Primeiramente, parabéns pelo site! Ótimas dicas!
    Vou ficar 18 dias na Tailândia no começo de 2016 e estou planejando 7 noites nas prais.
    Penso em ficar só na costa do Andaman Sea. Três dias em Railay e 4 em Phi Phi. Acho que gastaria muito tempo indo até as ilhas do Golfo e assim não conseguiria aproveitar muito.
    Iria para Railay primeiro e depois Phi Phi.
    O que você acha? Me recomendaria outro roteiro?
    Obrigado!

    Responder

    1. Opa, Guilherme!

      O Andaman sea realmente é surreal.

      Roteiro não é como receita de bolo, não é? :)
      O que é bom para mim, pode ser que não seja sua “vibe”.

      Você quer curtir o lugar, ler um livro, passar o dia olhando para o mar, descansar, fazer um passeio de barco, tentar alguma escalada, um contato maior com a natureza, acho uma ótima escolha 3 dias em Railay e se além de descansar quer também pegar uma balada ou uma ilha mais agitada, Phi Phi tem de tudo.

      Verifica qual teu objetivo e o que você quer curtir por lá.

      Todo o roteiro é bom, o que faz ele ser bom ou médio é o viajante! :)

      Abraço.

      Responder
  7. Sandra

    Olá. Muito bom suas dicas. Vc pode me. Indicar tbem hotéis baratos e bem localizado em Bangkok , Railey e phi phi don?
    Obrigada

    Responder
  8. Ingrid

    Oi, Raquel!

    Seus posts sobre as praias da Tailândia estão ajudando muito no meu planejamento da viagem! Vou daqui 20 dias para a Ásia, mas agora levei um susto… simplesmente não encontro em nenhum lugar o horário dos barcos de Railay para Krabi/AoNang. Tenho um voo de Krabi para BKK no fim da tarde e já estou receosa caso eu tenha que pegar um barco pra outro lugar e depois chegar em AnNang. :( Você conseguiria me ajudar? Obrigada!! Beijos

    Responder

    1. Ingrid,

      Que maravilha! A Tailândia é mágica! :)

      Então, os barcos saem praticamente toda hora, são barcos Long tail, não tem uma empresa com site grande, são barqueiros simples da vila. Não se preocupe, na Tailândia, diferente da Europa e Estados Unidos, se você pagar com antecedência ou na hora, o preço é o mesmo, as vezes na hora você ainda consegue um desconto. :) A Tailândia é super preparada para receber turistas. E praticamente tudo, da pra resolver minutos antes. As vezes os barcos não navegam quando a maré está agitada. Mas como você está indo na época seca e vai sair pela manhã da península, dificilmente terá problema climático.

      O que não de para fechar pelo Brasil, pode ir tranquila, que lá sempre desenrola.

      Abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *