Penang: O Guia Definitivo

Hello :)

(O “oi” deles é sem graça né? igual ao inglês)

A ilha de Penang é uma incrível fusão entre o oriente e o ocidente.

Uma cidade cheia de cultura que desde 2008 a sua capital, George Town, tornou-se patrimônio mundial da UNESCO por conta da arquitetura urbana e cultural única. Sem ter nada igual em todo o sudeste da asiático. O grande motivo foi a ocupação inglesa e a imigração chinesa que dá um estilo único a charmosa ilha. E vou logo avisando que tem nada a ver com Hong Kong :)

Penang é um dos 13 estado da Malásia, fica na costa noroeste da península malaia, banhado pela Estreito de Malaca. O estado tem uma ilha com o mesmo nome, e nesse artigo falarei da ilha de Penang, em malaio Pulau Penang.

É a quarta maior ilha do país com uma área de 295 km quadrado e com uma população de mais de 678.000 habitantes.

Em 12 de agosto de 1786 foi nomeada como Ilha do príncipe de Gales. Isso ocorreu quando houve a ocupação pela Companhia Britânica da Índias Orientais, em homenagem ao príncipe de Gales, mais tarde com a independência da Malásia, voltou ao nome original.

A ilha de Penang tem sua população de maioria Chinesa, é o único estado que a maioria não é da etnia Malaia.

Por ser maioria chinesa, assim que cheguei na ilha senti muito a diferença do “clima” em relação a capital, que tem maioria malaia muçulmana. Muito mais tranquilo, sem aqueles olhares chatos dos muçulmanos para com as mulheres.

Quando ir a Penang

Street Art em GeorgeTown na Ilha de Penang
Street Art em GeorgeTown na Ilha de Penang

Em geral o clima na ilha gira em torno de uns 28 graus celcius e como a maior parte do sudeste asiático é bem úmido.

Dezembro até Março – É considerado a época seca. O bom é que tem vários dias de sol e céu azul e pouquíssima chuva.

Fevereiro e Março são os meses mais quentes, se você vai nessa época tenta acordar cedo e “turistar” pela manhã e no fim da tarde, porque entre 12:00 e 15:30 é insuportavelmente quente.

Eu fui em Janeiro, é uma época que não é considerada tão quente e já achei bem complicado andar pela cidade nesse horário, pra falar a verdade só fiz essa loucura no primeiro dia e nos outros já modifiquei meus horários, porque senão o que era pra ser super interessante acaba se tornando estressante e cansativo :)

Maio até Novembro – a época molhada da ilha. Que também pode ser chamado da época das moções. E os meses com mais chuva são Maio e Outubro. Nesses meses o céu costuma ficar bastante cinza.

Céu cinza é “uó” porque tira um pouco da beleza do local, porém como tudo tem seu lado bom, é também nessa época que a temperatura é mais amena e a umidade é menor.

Dxica: Tome cuidado se for entre abril e junho, porque a Malásia pode sofrer com nuvens de neblina por conta do desmatamento que ocorre em Sumatra e Bornéu. O ar pode ficar muito ruim até para respirar.

Como Chegar em Penang

Uma lanchonete estilosíssima no píer da clã dos Jetties
Uma lanchonete estilosíssima no píer da clã dos Jetties

Penang é bem abastecido de transportes, você pode chegar de avião, carro, ônibus, trem ou barco.

Avião

Eu fui de avião de Kuala Lumpur.

Primeiro fui para a capital do país e depois para essa ilha. Peguei um voo pela melhor low cost do mundo, Airasia. :)

Antes de Kuala Lumpur eu estava em Krabi, mas por conta do preço das passagens eu fiz: Krabi – Kuala Lumpur – Penang. Saiu mais barato, porque o melhor seria Krabi – Penang – Kuala Lumpur, levaria menos tempo nos voos, mas são distancias tão pequenas que decidi ir pelo mais barato. :)

Ônibus

Apesar de ser uma ilha ela tem uma ponte de mais de 13 quilômetros ligando-a ao continente e tem esses dois sites que você pode comprar bilhetes saindo de Bangkok, Cingapura e Kuala Lumpur:

Procurar Bilhete de ônibus pela Easybook

Procurar Bilhete de ônibus pela Five Stars Penang

Trem

Você pode ir de trem da Tailândia, das províncias de Surat Thani ou Hat Yai ou da maiorias dos estados da Malásia, que estão na península malaia.

O trem vai até Butterworth, a cidade que fica do lado do continente mais próxima a ilha de Penang, a uma curta distância andando está o terminal de barcos Pangkalan Sultan Abdul Halim.

O ticket do barco, pode ser comprado na estação de trem, de ônibus ou no próprio terminal e é bem baratinho. :) e dá estação tem ônibus público também.

Procurar Bilhete de Trem pela KTMB

Carro

Pela Ponte Penang. Normalmente com muito trânsito pela manhã e à noite. Não há pedágio para os veículos que vão para o continente, mas os que vão para a ilha pagam pedágio.

Como sair do aeroporto de Penang

Assim que desembarquei, perguntei onde ficava a parada de ônibus e peguei um ônibus de linha, RapidPenang, que me deixou em George Town.

A propósito, a ilha é bem servida de ônibus.

Todos os lugares que eu conheci foi utilizando o ônibus e as curtas distâncias andando mesmo. Não peguei táxi para nada :)

Estadia em Penang

Ilha de Penang - Malásia
Ilha de Penang – Malásia

Em Penang tem basicamente dois lugares para você se hospedar:

George Town

É a capital da ilha e onde fica a grande parte as casas históricas britânicas e chinesas, fora todas Street Arts que são várias pinturas e instalações pelos muros da antiga cidade. É incrivel!

A maioria dos shoppings ficam por lá e o terminal de ônibus também, ou seja melhor lugar para poder se locomover.

Eu fiquei em George Town em uma hotel bem simples. Foi muito bom porque ele ficava bem perto do terminal de ônibus RapidPenang, que também fica ao lado de um shopping.

Muitas coisas consegui fazer andando. Como ir nas clãs das primeiras famílias chinesas que chegaram a ilha e outros pontos que vou citar melhor no tópico “o que fazer em Penang”.

Batu Ferringhi

É a praia mais badalada da ilha, tem vários resort de luxo.

Se o que você quer é passar alguns dias em um resort, seu lugar é por lá.

Tem vários a beira-mar muito bons. Mas também por outro lado, são mais caros e tem apenas uma linha de ônibus que passa por lá. Ficará mais demorado para fazer os passeios pela cidade, isso se você quiser usar transporte público coletivo, também tem a opção de táxi. :)

Eu indico que a reserva seja feita pelo site da Agoda ou Booking, são grandes empresas que sempre faço a reserva por eles e nunca tive problema :)

Como se locomover em Penang

A ilha de Penang não tem metro, porém tem uma linha de ônibus muito boa, que passa por todos os pontos turísticos. É quase um CityTour :)

Linha de ônibus de Penang
Linha de ônibus de Penang

Ônibus

A empresa é a Rapid Penang, e o ônibus tem poucas linhas, mas que servem bem até demais a ilha. Todos os ônibus tem ar condicionado e você paga o valor ao motorista assim que entra no ônibus, por isso é preciso ter dinheiro trocado, senão o motorista não aceita.

Táxi

Eu não precisei utilizar táxi por lá, acho ótimo quando não preciso utilizá-los, isso significa que os transportes públicos coletivos funcionam bem. :) Tem muitos táxis por toda a cidade.

Caminhando

Sempre é a melhor opção!

É ótimo conhecer Georgetown andando; mas é bom usar roupas claras e leves, usar protetor solar e como falei anteriormente fazer isso logo cedo ou no final da tarde, porque o sol é bem forte.

Você pode fazer passeios a pé com moradores locais, tipo guias. É bom perguntar na recepção do seu hotel. Geralmente começam às 9h00. O bom é que você tem muito mais informações e a caminhada fica muito mais rica e interessante.

Bicicleta

Vários hotéis em George Town alugam bicicletas, para os hóspedes conhecerem as pinturas de rua, os píeres, o relógio, entre outras várias atrações. É uma ótima escolha, já que é mais rápido que caminhando, mas que te deixa livre para ir e vir, parar por quanto tempo e onde quiser.

Trishaw

Elas são um charme, e deixa um ar mais romântico por onde passam. São bicicletas com tração humana mesmo, sem motor, tem três rodas e o melhor: podem parar em qualquer ponto para tirar foto ou comprar lembrancinhas. Antes de subir em uma delas, negocie quanto você pagará por hora ou por trecho. Muitos trishaws também são excelentes “guias turísticos”.

Rickshaw de Penang :) Bicicleta que leva até dois passageiros
Rickshaw de Penang :) Bicicleta que leva até dois passageiros

O que fazer em Penang

Penang foi colonizada pelos Ingleses por muito anos e ainda tem vários prédios construídos nessa época em George Town e por conta dessas construções e das chinesas a cidade tornou-se um Patrimônio Histórico da UNESCO.

Vou citar os lugares e o que eu conheci que gostei :)

Street Art

Em George Town tem várias pinturas nos muros pela cidade, são incríveis! Uma mais linda que o outro. Os hotéis tem um mapa que mostra onde essas pinturas estão, é bom pegar um mapinha porque você já faz o caminho certinho :)

Eu fiz tudo a pé, mas se você nao curte tanto andar vale super a pena conhecer de trishaw, é super estiloso, ou de bicicleta.

Street art em Penang
Street art em Penang
Street art em Penang
Street art em Penang

Cla Jetties

No século 19, muitos imigrantes chineses foram para a Malásia. Para eles ficarem mais seguros, fizeram as clãs, assim, juntos, seria mais fácil sobreviver naquele novo lugar.

Eram sete píeres, que moravam várias famílias chinesas, até que um foi queimado. Os 6 restante permanecem até hoje.

Essas vilas foram feitas de palafitas sobre a água. Cada píer tem o nome de uma clã chinesa, o Chew Jetty é a mais famosa porque tem o maior número de casas palafitas.

Como viraram ponto turístico, tem várias lojinhas que vendem lembrancinhas, mas ainda tem várias casas. É bem interessante, quando eu fui, estava acontecendo um casamento :)

Uma casa do píer na clã dos Jetties
Uma casa do píer na clã dos Jetties
Casamento no píer Chinês em Penang
Casamento no píer Chinês em Penang

Saint George’s Church e Church of the Assumption

Para quem gosta de igreja e arquitetura, essas duas são lindas. A primeira foi construída em 1756, é católica e faz parte do centro histórico. Já a Saint George de 1819 é protestante. A Saint George é enorme e linda.

Mesquita Kapitan Kelling

Ela é muito linda. Com os detalhes preto, bem diferente das que eu já havia visto. Quem curte. vale a pena demais. :)

Forte Cornwallis

O Fort Cornwallis, em malaio: Kota Cornwallis, foi também construído pela Companhia Britânicas das índias Orientais, no final de 1700. Em toda a sua história, o forte nunca se envolveu em uma batalha.

Torre do Relógio da Rainha Vitória

Toda cidade que foi colonizada pelos ingleses tem um relógio não é? Hong Kong também tem. :)

É um dos ícones mais conhecidos da ilha. Fica em George Town, Queen Victoria Memorial Clock Tower da para ver de longe já que ele tem 60 metros de altura.

As obras começaram em 1897 por um magnata chinês Penang, Cheah Chen Eok. A construção foi para comemorar o jubileu de diamante do reinado da Rainha Vitória. Alguns dizem que o foco do ricaço em fazer esse relógio era para ostentar sua riqueza aos seus administradores britânicos.  A rainha Victoria morreu em 22 de janeiro de 1901, antes da conclusão da torre que foi em 1902.

Cheong Fatt Tze Mansion

Mais conhecida como blue mansion, hoje em dia é um hotel, mas você pode fazer uma visita guiada para conhecer a casa que foi de uma rica família chinesa.

Para quem gosta, vale a pena se hospedar por lá. E ainda por cima fica ao lado do Red Gardem Food Paradise, um lugar com restaurantes que tem comida de vários países.

Blue Mansion
Blue Mansion

Penang Peranakan Museum

É um dos museus mais famosos de Penang, quando eu fui estava fechado, mas ele foi muito bem avaliado no TripAdvisor.

Aula de Culinária

Pao - é uma comida bem famosa em Penang, que eles comem no café da manhã
Pao – é uma comida bem famosa em Penang, que eles comem no café da manhã

A culinária de Penang é bem famosa e tem quem fale que a melhor gastronomia da Malásia esta nessa ilha. Eu não fiz, pra falar a verdade cozinhar não é o meu forte e nem é algo que eu tenho tanta curiosidade de aprender. Eu prefiro só saborear mesmo :)

Praia em Batu Ferringhi

parasailing na praia de Batu Fehingghi
parasailing na praia de Batu Fehingghi
Bar Bora Bora na praia de Batu Feringghi
Bar Bora Bora na praia de Batu Feringghi

A praia da Malásia não é maravilhosamente linda como as da Tailândia ou Filipinas, mas praia é praia né? Quem gosta como eu, não pode saber que tem um mar e uma areia por perto que já quer botar o biquíni para ir curtir. :)

Se você estiver hospedado em George Town tem uma linha de ônibus que deixa você em frente a praia.

Na praia tem muitas atividades para curtir, como parasailing, você fica preso a um paraquedas e é rebocado por um barco, é muito bom.

Na entrada da praia tem uma placa municipal explicando as atividades que eles oferecem por lá e o preço de cada uma. Leia para não ser enganado pelos vendedores :)

Ótimo para curtir uma praia, pegar um sol, tomar uma cerveja no barzinho Bora Bora, fazer uma massagem, resumindo: um dia para relaxar

Penang National Park

Rotas da trilhas do National Park em Penang
Rotas da trilhas do National Park em Penang

Foi declarado Parque Nacional desde 2003. Tem uma área de 1,2ha de terra e mar. Tem mais de 1.000 espécie de flora e 271 espécies de fauna.

É utilizado por cientistas, pesquisadores e amantes da natureza para exploração geológicas, arqueológicas, históricas, etnológicas, científicas.

Abre de segunda a sábado e o horário de funcionamento é das 09h até 16h.

Tem duas trilhas, uma que vai para Monkey Beach, 3,4km, 1 hora caminhando já que não é uma linha reta, tem subidas e descidas. E seguindo pela praia vai dá no Farol, 4,7km, em média 1 hora e meia de trilha.

O guarda florestal do parque falou que para chegar no farol tem uma subida que não é nível fácil, mas você pode ficar pela Monkey Beach e curtir por lá.

Outra opção se você não curte trilha é pegar um taxi boat que deixa você nessa praia em 5 ou 10 minutos.

A outra trilha vai para Kerachut Beach, em malaio Pantai Kerachut, tem 3,1km.

Eu fiz em menos de 1 horas, mas no mapa eles colocam como sendo 1 hora e 15minutos. Depende da disposição de cada um :)

Essa praia que fui é onde tem um observatório de tartaruga marinhas, já que é lá que elas se reproduzem. Eu queria ter feito as duas trilhas, mas não deu tempo porque cheguei tarde.

Adorei essa programação, mas é bom levar repelente, eu me esqueci.

Trilha de 3,1 KM para a Pantai Kerachut - Penang Island
Trilha de 3,1 KM para a Pantai Kerachut – Penang Island

Se quiser saber mais programações pela ilha, indico que você veja as dicas do TripAdvisor. Para saber mais clique neste link.

Onde comer em Penang

Como Penang é super famoso pela sua culinária tem muitos lugares bons e famosos para você ir.

Também não deixe de comer em algum restaurante que você passe pela rua e gostar da “cara” dele. Você sempre terá boas surpresas em Penang.

Eu fiz muito isso nessa ilha, por isso que não lembro todos os lugares onde comi :)

Red Garden Food Paradise & Night Market

Red Garden Paradise Food & Night Market em Penang
Red Garden Paradise Food & Night Market em Penang

Esse é um mercado que só funciona a noite, ao lado na Blue mansion, eu amei!

São varias barraquinhas com comidas de vários países, até Portugal tem por lá :). Eu comi sushi nas duas noites que fui lá, tenho que confessar, amo sushi!

GeorgeTown White Coffee

É uma rede de café da cidade.É uma delícia! E nas paredes tem a história da Malásia. Em penang, se você quiser um café com leite o nome disso é: White Coffe. Vale a pena tomar um café da manhã por lá. Eles têm vários sets legais.

Kebaya

Esse é o restaurante que tem a melhor nota no tripadvisor da ilha de Penang.

Segue lista nesse link dos melhores lugares para você comer na ilha, segundo a opinião dos turistas que foram para Penang. Para saber mais clique neste link.

Onde comprar em Penang

Eu fiquei impressionada com a quantidade e o tamanho dos shoppings por lá. O Sudeste Asiático adora um shopping.

Prangin Mall

Esse shopping tem lojas bem simples. Nada de marca conhecida, mas se você está cansado de comida do oriente lá tem: Subway, Mac Donald’s e se topar tem o delicioso Sushi King, que eu falei que era muito bom no meu post sobre Kuala Lumpur, para saber mais basta clicar aqui.

E é ao lado desse shopping que fica o terminal de ônibus RapidPenang.

Gurney Paragon

Acho que é o shopping mais chique da ilha, ele fica à beira-mar. Tem várias lojas de marca famosas, como a Victoria Secret’s e vários restaurantes.

Fica em GeorgeTown também. Fizeram todo um complexo ao redor do shopping. Com apartamentos e uma torre para escritórios.

Quanto tempo ficar em Penang

Acho que 3 dias é um bom tempo para “turistar” por Penang. Penang não é aquela cidade agitada o ritmo é mais lento, é para desacelerar. :)

Valeu a pena ir para Penang?

Eu achei a cidade muito interessante, principalmente por conta da imigração chinesa e da forte colonização inglesa, já que era um porto muito importante naquela época. Mas não é um lugar que eu retornaria.

E você, já foi para Penang? Ficou alguma dúvida? Tem mais alguma informação que você adicionaria a este guia?

Deixe um comentário que farei questão de responder a todos :)

Até a próxima viagem!

Imagens: Arquivo pessoal

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *